Carregando

TV CAXIAS

Visão Geral

A TV Caxias é uma emissora pública de televisão, com concessão desde 2004, posicionada como o principal veículo local de comunicação da cidade de Caxias do Sul. Atualmente, faz parte da grade de canais da NET e conta com 15 colaboradores para a produção de todo o conteúdo programático direcionado a população caxiense.

Desafio

Com o crescente avanço e disponibilidade das mídias, grandes emissoras e outros canais precisaram se reposicionar e criar alternativas tendo em vista a a maior disponibilidade de canais de entretenimento devido à massificação do acesso da internet e TV por assinatura. Considerando este cenário a TV Caxias percebeu uma oportunidade de se aproximar e conquistar novos espectadores para seus programas. Como consequência, a emissora com mais espectadores e acessos, almejava atrair investidores para promover outros programas e buscar mais publicidade. Anteriormente, a emissora trabalhava em paralelo com um website de baixa qualidade em relação a posicionamento, sem interatividade com o público, além das dificuldades em gerenciar o conteúdo do portal por não ter uma ferramenta apropriada.

Solução

A ideia inicial da empresa fundamentada em um simples website, foi adaptada logo no início do projeto para o conceito de portal web.

Assim sendo, a emissora seria capaz de disponibilizar na internet todo o conteúdo produzido nos seus programas, de forma bastante organizada. Para isto, foi estruturado um processo no qual as notícias possuem um ciclo de vida, deslocando-se entre as sessões da página automaticamente mediante data e horário de sua postagem, além da categorização das mesmas. Assim, os usuários conseguem pesquisar qualquer conteúdo, mantendo a prioridade para novidades do cotidiano que atualmente giram em torno de 18 postagens diárias. Tudo isto pode ser acessado tanto pelo computador, quanto por dispositivos móveis, graças ao Design Responsivo implementado no projeto.

Os programas da grade da emissora receberam atenção especial e possuem uma sessão particular para serem trabalhados e publicados conteúdos específicos, trazendo mais identidade, credibilidade e confiança. O sucesso dos programas automaticamente se transforma no sucesso da emissora. Também é possível acessar toda a grade de programação e consultar o horário de cada programa.

Dentro da área de comunicação, foi criada uma sessão de blogs onde diversas personalidades caxienses escrevem sobre seus temas preferidos, levando cultura, entretenimento e informação para toda a população.

Outro ponto trabalhado foi a interação com os usuários, buscando a aproximação da emissora com a população. Uma das ferramentas desenvolvidas foi o “Repórter Caxias” com o objetivo viabilizar ao usuário/telespectador a condição de ser repórter por um momento, enviando notícias ou notas locais para a TV Caxias, que por sua vez avalia a possibilidade de transformar ela em matéria jornalística.

Outra ferramenta trabalhada no projeto foi a ”Transmissão Ao Vivo”, pela qual os usuários de internet que não possuem NET ou não estão a frente de um aparelho televisor podem assistir gratuitamente à programação da emissora diretamente do portal.

Resultado

Desde a implantação do projeto em julho de 2014, o número de visitantes no portal aumenta gradativamente. Antes disto, o site da TV Caxias não possuía mais acessos devido a falta de manutenção do mesmo. Os Dados abaixo mostram esta evolução.

01/06/2014 – 01/07/2014 (último mês site antigo) - 0 acessos

 

01/07/2014 – 01/08/2014 (primeiro mês do portal) - 1.008 acessos

 

17/03/2015 – 16/04/2015 (período atual de 30 dias) - 4.542 acessos

 

 

 

Estes números acarretam também um crescente sucesso nas redes sociais, onde atualmente há quase 2500 curtidas, quando em julho de 2014 haviam 150 curtidas.

Outro dado interessante é que 50% dos acessos são provenientes de Caxias do Sul, e os outros 50% são de pessoas de outras localidades buscando informações no portal sobre a cidade e a região.

Vale destacar também que pouco mais de 30% dos acessos provem de dispositivos mobile, mostrando a adequação tecnológica que a TV Caxias ganhou com o portal.

Com o gerenciador desenvolvido especialmente para este projeto, a equipe da TV Caxias investe em média de 3 a 5 minutos para a inclusão de cada notícia, tornando o processo extremamente eficiente e produtivo, podendo a equipe se focar na sua principal função, que é o jornalismo.

Solicite uma visita!

CONVERSE COM A GENTE SOBRE SUAS IDEIAS E PROJETOS