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REPASSE AMAZONAS

Visão Geral

Empresa atuante na compra e venda de veículos seminovos, com alcance em todo território nacional, intermediando negócios entre concessionárias e lojistas/consumidor final.

Desafio

Os empreendedores que atuavam de forma independente no processo de intermediação de veículos, identificaram uma oportunidade neste mercado se pudessem atrair em uma mesma plataforma compradores e vendedores nos extremos do Brasil. Identificando demandas entre compradores e vendedores, viram oferta sem comprador, e comprador sem oferta compatível. Contudo a solução só poderia ser viabilizada de forma competitiva se houvesse um volume considerando de pessoas visitantes, a fim de que identificar demandas reprimidas que justificassem compra/venda de seus produtos. Uma das características requisitadas no projeto era o acesso por dispositivos mobile, que tem seu uso em franca ascensão no dia a dia das pessoas. Além disso, prevendo um grande fluxo de rotatividade de produtos (veículos) a plataforma deveria ser eficiente e ágil para o cadastramento e manutenção dos veículos. Outra necessidade discutida durante o projeto, foi o alto processamento de dados que o site deveria ter, para carregar em torno de 25 fotos e 1 vídeo por veículo, totalizando - em média – 6Gb de arquivos a serem distribuídos pelo site.

Solução

A solução pensada pela equipe de tecnologia foi desenvolver uma plataforma multilateral capaz de atender ao alto índice de visitas e alto volume de cadastros buscado pelos empreendedores. Para alcançar os números ideais, foram utilizadas diversas técnicas de SEO para um posicionamento orgânico adequado e uma arquitetura de informação adequada ao costume de navegação do público-alvo.

A utilização de Design Responsivo permite que as pessoas tenham uma agradável experiência em seus dispositivos móveis quando acessam ao site, chegando a marca de mais de 30% de acessos por este meio. Foram implantadas funcionalidades para captação de clientes (Lista de Interesses), para manutenção de clientes (Apresentação dos Melhores Negócios por tipo de veículo) e para gerar credibilidade do negócio como um todo (Catálogo de Clientes com depoimento e fotos).

Para atingir um nível de eficiência avançado no cadastramento dos veículos foi desenvolvido uma integração com as tabelas da FIPE, onde nosso cliente poderia selecionar características para montar os veículos com informações precisas e sem erros de digitação.

Outro ponto fundamental no sucesso do projeto foi o processo educacional do modelo de negócio, levando às pessoas informações pertinentes sobre o formato de trabalho proposto pela empresa, tirando as principais dúvidas e desfazendo alguns preconceitos relacionados ao tema.

Dentre as ações estratégicas no quesito marketing, a integração dos veículos cadastrados na plataforma diretamente compartilhada na principal rede social da empresa gerou um volume maior de leads e oportunidades.

Resultado

Em um ano de mensuração, foram registrados os dados abaixo, conforme as estatísticas do Google Analytics.

Pontos Fortes

  1. Quase 3 milhões de páginas visitadas
  2. Média de quase 6 minutos por visita (a média nacional de lojas virtuais é de 02:20)
  3. Mais de 7 páginas visitadas por usuário a cada acesso ao site

 

 

Com estes números fica evidente o sucesso alcançado pelo projeto junto ao público-alvo, mas para realçar ainda mais colocamos o gráfico abaixo apresentando os acessos ao site antes e depois da implantação do projeto. A linha vermelha marca a publicação do projeto, no dia 01/05/2014.

 

No período de um mês (01/04/2014 a 01/05/2014) antes da publicação do projeto, o número de acessos ao site foi ao redor de 6.000 acessos, com pouco mais de 4 páginas visitadas em média, enquanto atualmente a média é de 30.000 acessos por mês.

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