Carregando

GRUPO SANMARTIN

Visão Geral

A Sanmartin é uma empresa multinacional fundada em 1948, na cidade de Mercedes (Argentina). Em 1976 instalou sua unidade em Caxias do Sul, a qual se tornou a maior entre as 4 unidades atuais (Argentina, Brasil, México e Holanda).  A empresa atende grandes players do mercado de bebidas, alimentos e não-alimentos através de soluções inteligentes na fabricação de transportadores, paletizadores, encaixotadoras e lavadoras de garrafas.

Desafio

O foco da Sanmartin sempre foi direcionado para as grandes corporações do mercado de bebidas. Contudo, procurando manter a evolução constante e utilizar a totalidade que sua estrutura tecnológica pode oferecer, a empresa desenvolveu novas ações de marketing fomentadas por um novo departamento, a fim de alavancar a comunicação com este público-alvo. A BF2 Tecnologia foi contratada pela Sanmartin para ajudar a reposicionar a empresa na internet, gerando mais confiabilidade e transparência, um dos itens do plano de marketing.

Solução

O grande desafio presente no projeto era desenvolver o portal com uma linha de comunicação predefinida para diferentes partes do mundo. Ao mesmo tempo, era necessário projetar as informações em um formato que os motores de busca pudessem posicionar rapidamente o site da empresa na web.

Inicialmente foram entrevistados os gestores de todos os setores da empresa, afim de captar as informações que cada área necessitava transmitir ao público (interno e externo). Com isso, houve um entendimento claro do que a empresa precisava que o portal comunicasse. Posteriormente em conjunto com o departamento de marketing, foram organizados materiais para esboçar, através de wireframes, como seria o novo portal da empresa.

 

A partir disso, foram desenvolvidas diversas opções de layout, dentro da estrutura desejada, afim de que todas as pessoas participantes do processo decisorio da empresa pudessem opinar e apontar qual seria o melhor caminho. Mediante as aprovações, a equipe de marketing da Sanmartin compilou as informações, passando para que a equipe da BF2 pudesse finalizar o trabalho de criação e arte. Neste momento, foram decididos em conjunto a criação, uma engrenagem animada, que apontaria as principais virtudes da Sanmartin, a qual protagonizou um trabalho minucioso e complexo para ambas as equipes.

 

O website ainda permite que o usuário visualize as soluções da Sanmartin de diferente formas, podendo navegar pela galeria sequencial de imagens, analisar o design completo de uma máquina e até mesmo encontrar a assistência mais próxima do cliente, através de geolocalização.

 

Outro ponto exigido pela direção da empresa foi que todas as informações tivessem fácil acesso via dispositivos móveis, pois a empresa compreende a evolução destes equipamentos e a importância em termos de posicionamento que um portal responsivo tem para os motores de busca.

Resultado

O primeiro quesito possível de avaliar trata-se do posicionamento orgânico imediato que o portal alcançou, tendo em vista a ausência de campanhas de marketing durante o período de lançamento. Observa-se na imagem abaixo o histórico de visitas dos meses de nov/2015 e dez/2015, ficando claro que a partir da entrada do novo portal, em 20/11/2015 (linha vermelha), as estatísticas evoluíram de 20 acessos diários para 150 acessos diários em período comercial.

 

Outro objetivo cumprido em primeira instância foi levar as informações da Sanmartin ao maior número de lugares possíveis, por se tratar de uma empresa com amplitude internacional. Conforme a imagem abaixo, podemos validar que esta meta foi alcançada com êxito, com grande número de acessos nos países com presença de unidades físicas, mas também com representatividade em outras nações.

 

Em relação as estatísticas de uso do portal, percebe-se que existe forte interação dos usuários tendo em vista o tempo de permanência no portal, que atingiram nos primeiros 45 dias de publicação o dobro da média nacional (02:20), conforme a imagem abaixo.

Solicite uma visita!

CONVERSE COM A GENTE SOBRE SUAS IDEIAS E PROJETOS