Carregando

EMBRAPA

Visão Geral

A Embrapa Uva e Vinho é uma unidade da Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Está localizada em Bento Gonçalves e tem 40 anos de existência, desenvolvendo ações de pesquisa com uva, vinho, maça e outras fruteiras de clima temperado.

Desafio

A Embrapa é responsável pelo maior evento do vinho brasileiro, a ANV – Avaliação Nacional de Vinhos. Este concurso elege os 16 melhores vinhos nacionais da safra de cada ano, avaliados por enólogos e especialistas de todo o mundo, sendo fundamental no desenvolvimento deste segmento. Envolve centenas de pessoas, entidades e empresas até o momento final, onde são apresentados para o público em geral quais as amostras mais representativas, e que podem ser degustadas em um grande evento realizado pela ABE – Associação Brasileira de Enologia.

Até 2009 as avaliações, preenchimentos e análises dos dados para eleger os melhores vinhos eram realizados manualmente por meio de um Ficha de Degustação sem qualquer automatização, ou seja, por meio de papel, caneta e calculadora (conforme imagem abaixo).

 

 

Os procedimentos posteriores as avaliações acarretavam em cerca de 1 mês de compilação e tabulação dos dados até o resultado final. A BF2 Tecnologia foi contratada para avaliar a situação e gerar uma solução para otimizar tempo e dinheiro.

12

Solução

Diante do desafio, a BF2 Tecnologia precisou adequar a estrutura tecnológica necessária as proporções do evento, a fim de comportar os 30 avaliadores que participam do evento por dia. A direção da unidade disponibilizou um prédio exclusivo para tal estrutura, onde podessemos desenvolver a tecnologia adequada a necessidade do evento para completo funcionamento do sistema.

Foi desenvolvida uma aplicação apenas com software livre, em linguagem Java e com banco de dados PostgreSQL, a qual ficou instalada em um servidor com sistema operacional Linux, rodando um servidor de aplicação Apache Tomcat. Para cada cabine de avaliação, foi disponibilizado um netbook acoplado a uma plataforma, que não influenciaria no ato da degustação e vice-versa, mantendo o equipamento livre do contato com vinho ou água. Todos os netbooks foram ligados ao servidor através de cabeamento estruturado, o qual garante uma conexão 100% ao servidor, sem problemas de falta de sinal e de perda de dados.

 13

O sistema desenvolvido permitiu o cadastro de todos os dados relacionados a vinícolas e suas amostras, preservou o armazenamento de um grande banco de dados com informações relevantes sobre as principais safras de uva do país. Além disso, o sistema possibilita com que os dados históricos anuais sejam análisados quali e quantitativamente, avaliando evoluções dos segmentos ao passar do tempo.

Todos os degustadores (avaliadores) interagem com o sistema informando uma nota objetiva para cada quesito estipulado pela ABE/Embrapa, avaliando cada vinho sem opinião subjetiva, e com alto grau de certeza matemática. Assim, ficam minimizados os riscos de interpretações no processo avaliação, dando maior credibilidade a ANV.

14

Resultado

A implantação deste software trouxe dois grandes benefícios para a ANV e seus promotores.

Antigamente, o resultado demorava em torno de 1 mês para ser computado e anunciado, agora com o sistema os cálculos são feitos no exato momento e a Embrapa entrega em tempo real para cada degustador o seu resultado comparado com a média do grupo no momento do termino de cada sessão.

Outra diferença marcante é o tempo de duração de cada sessão de degustação, que passou de 4 horas e meia para apenas 2 horas, tornando o trabalho dos degustadores menos oneroso e mais prazeroso.

Outro aspecto que apresentou grande avanço para a Embrapa foi o registro histórico das degustações, que permite o cruzamento de dados entre os anos e a geração de diversas informações pertinentes ao desenvolvimento mais eficiente do segmento de vitivinicultura.

Solicite uma visita!

CONVERSE COM A GENTE SOBRE SUAS IDEIAS E PROJETOS